segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Comemoração do dia do Folclore em 23/08/2014

       Comemoração  do  dia  do  Folclore no  Colégio  Estadual Reitor  Edgar  Santos- Remanso-Bahia

      O ensino da cultura popular para as crianças,jovens  e adultos é muito importante e enriquecedor – ainda mais com uma cultura tão diversificada como a brasileira. Mostrar aos pequenos nossas danças, a música, o folclore, brincadeiras, comidas típicas, festas, contos e sotaques fará deles cidadãos que conheçam e saibam lidar com as diferenças de seu povo. 
     A cultura é o fermento que alimenta, dá forma e conteúdo à educação. Em sala de aula, experiências, vivências e singularidades estão reunidas. Alunos e professores trazem em suas bagagens histórias de confrontos, trocas, negações e reafirmações de culturas que pulsam o tempo todo nesse convívio. 
    A  noite  foi  marcada  com  apresentações do  Bumba Meu Boi, O São Gonçalo, poesias  de  Cordel, O  quebra  pote, as brincadeiras  de  roda,o Samba  de  Veio,Comidas  Típicas,apresentações  de  Causos,Trava-língua,etc. Esse  tipo  de  evento  na  escola é importante  para  que  o  a  cultura  e  a identidade de  nossa  povo não  seja  esquecida.

DEsfile Cívico de 7 de Setembro de 2014 do Colégio Estadual Reitor Edgard Santos


































       Foi em 7 de Setembro de 1822 a data em que foi proclamada a Independência do Brasil.
Conforme a história, o episódio conhecido como “Grito do Ipiranga”, ocorreu às margens do Riacho Ipiranga, onde o príncipe regente Dom Pedro I gritou “Independência ou Morte” e declarou a liberdade política, econômica e social do país.
Esse fato marcou o fim do domínio português e a conquista da autonomia do Brasil. Muitas tentativas ocorreram e algumas pessoas morreram na luta por este ideal.
     Daí percebe-se a importância de uma data como esta ser lembrada e comemorada por todos os brasileiros.
O desfile cívico do dia 7 de Setembro serve justamente para lembrar uma data que simboliza a autonomia conquistada e a determinação do brasileiro, característica inerente dessa população.
      O  Colégio Estadual  Reitor  Edgard Santos  de  Remanso- Bahia , comemorou  o  7  de  Setembro com um  brilhante desfile cívico pela  avenida principal  da  cidade.Foi  bonito  ver  o  entusiasmo  de  professores  e alunos em  comemorar e  relembrar um  data  tão  importante para nós  brasileiros.